Entre os dias 17, 18 e 19 de maio de 2017 pesquisadores da Rede de Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior estiveram presentes no XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental sediado na Universidade Federal do Paraná em Curitiba-PR.

 

"O Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA) se constitui em uma importante instância de diálogo e cooperação no campo da educação e das ações relacionadas ao meio ambiente e a sociedade." (Website do EPEA)

 

Foram dias de muita imersão em conteúdos relacionados à ambientalização, como educação ambiental, políticas públicas, sociedade e relação destes assuntos com temas atuais como o descaso que o país está vivendo.

 

Estavam presentes no evento diversas referências da área destacando-se entre eles a Dra. Profa. Lucie Sauvé da Universidade do Quebec em Montreal que realizou a conferência de abertura do EPEA. Na quinta-feira dia 18 foi realizado uma cerimônia de homenagem à Lucie Sauvé. Confira abaixo o vídeo em que ela faz os agradecimentos ao final da cerimônia:

 

Filmagem: Profº Dr. Antonio Fernando Silveira Guerra (UNIVALI).

 

No dia 18 de maio, Wagner Correia, acadêmico do curso de Sistemas da Informação da UNIFEBE, apresentou o trabalho "Ambientalização Curricular: O Olhar dos gestores e professores em uma instituição comunitária de educação superior" de sua autoria e da Profa. Dra. Mara Lúcia Figueiredo, Presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE.

 

Ocorreu também no dia 18 de maio o lançamento do livro "AMBIENTALIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SUBSÍDIOS ÀS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS EM SANTA CATARINA" e do guia "AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PRATICAR A TEORIA E TEORIZAR A PRÁTICA". Este foi um lançamento posterior ao que ocorreu no Centro Universitário de Brusque exclusivo para o XVI EPEA - MEC prestigia seminário de ambientalização realizado na UNIFEBE.

 

Durante o decorrer do evento aconteceram a realização de diversos debates com diferentes temas como políticas públicas, questões globais e seus desafios à educação ambiental, educação ambiental em diferentes contextos e países, entre outros temas. O Profº Dr. Antonio Fernando Silveira Guerra (UNIVALI) dividiu espaço com o Dr. Marcus Sorrentino (USP) e a Dra. Maria Arlete Rosa (UTP) na debate sobre "Políticas Públicas de Educação Ambiental em debate" onde foram discutidos assuntos como a criação, aprimoramento e implementação de políticas públicas relacionadas à Educação Ambiental. Nessa oportunidade, o Prof. Guerra apresentou a metodologia da consulta pública do ProNEA. A consulta vai até o final de julho e os resultados serão apresentados no IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental.

 

A participação dos pesquisadores no evento contou com o apoio do Centro Universitário de Brusque, e com apoio da FAPESC (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina).

 

Clique aqui e confira as fotos do evento.

 


Texto: Wagner Correia | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Mara Lúcia Figueiredo | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© RASES - Rede de Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior

Desenvolvido por Dextak