A criação da rede temática RASES - Rede de Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior, vinculada à Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul), se dá a partir da parceria, integração e colaboração entre pesquisadores de algumas Instituições de Educação Superior (IES), elos da REASul em Santa Catarina,em torno da consolidação de políticas de ambientalização e sustentabilidade nas IES.

A parceria, integração e colaboração entre esses pesquisadores foi fortalecida pelo  projeto Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior: Subsídios às Políticas Institucionais em Santa Catarina, financiado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). 

Conta a história que, em 2013 pesquisadores elos da REASul promoveram uma Reunião de trabalho sobre “Ambientalização, Sustentabilidade, Educação ambiental e Universidade em Santa Catarina – Análise, levantamento de estratégias e busca de novos rumos”, na Univille, Campus Joinville-SC. Naquela ocasião, juntamente com colegas de sete Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) e uma IES pública de Santa Catarina, eles delinearam mais um projeto voltado para a temática da ambientalização na Educação Superior, que deu origem à RASES.

Antes do início da RASES,muitos caminhos foram trilhados com aprendizagens e parcerias que levaram a constituição da rede. Esse caminhar envolveu projetos de pesquisa, publicações, participações em evento se várias pesquisas realizadas em parceria com pesquisadores (as) de outras redes como a REASul, a ARIUSA e a Red de Indicadores de Universidades Sostenibles (RISU). Você pode acessar esses trabalhos e outras trabalhos relacionados à temática da ambientalização em nossa biblioteca virtual.

Os trabalhos da RASES começaram em 28 de maio de 2015 junto com o início das atividades do projeto de pesquisa financiado pela FAPESC. O primeiro encontro presencial dos membros da rede aconteceu,nesse dia,no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Veja informações e fotos desse encontro.

Ao longo dos anos de 2015 e 2016 vários encontros presenciais e virtuais foram realizados mantendo a aproximação e cooperação dos membros da RASES. Diversas publicações, divulgando os resultados da pesquisa, foram realizadas com a participação de membros da rede em eventos, além de publicações de artigos e livros.Você pode acessar esses trabalhos e outras trabalhos relacionados à temática da ambientalização em nossa biblioteca virtual.

Em 19 de abril de 2017, é o lançamento da RASES, juntamente com o lançamento do novo site da REASul, do livro “EDUCAÇÃO PARA AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS” e do guia “AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PRATICAR A TEORIA E TEORIZAR A PRÁTICA”.

A rede RASES é lançada com a missão de integrar pesquisadores comprometidos com a sustentabilidade socioambiental na Educação Superior com o firme propósito de fortalecer a parceria entre as IES na busca por abordagens e metodologias que permitam definir critérios, indicadores, estratégias e ações aplicáveis às próprias IES, no âmbito da pesquisa, do ensino, e da gestão dos campi universitários.

A RASES se mantém viva em torno da ideia-força que nos une no compromisso com a ambientalização e a sustentabilidade socioambiental na Educação Superior pela cooperação de seus membros e está aberta aos pesquisadores que queiram contribuir com esse propósito. 

Você é bem vindo!

 

 

© RASES - Rede de Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior

Desenvolvido por Dextak